quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Além do que vejo!

"Mas a verdadeira religião, aos olhos de Deus, pura e sem falhas, consiste em amparar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações. Consiste também em não se deixar influenciar pela corrupção do mundo." Tiago 1:27

Nutri durante muito tempo a vontade de conhecer uma das principais capitais do nosso país. Minhas expectativas acerca daquela cidade eram as melhores possíveis. Sempre me encantaram as imagens de sua arquitetura e efervescência cultural. Não vou citar o nome para não comprometer a sua perspectiva da mesma. A questão que quero evidenciar é que nunca havia pensado a respeito das vidas que encontraria ali. Estava tão deslumbrada com o material, literalmente, que não lembrei de movimentos imigratórios, problemas sociais como as drogas e outras mazelas que pintaram todo o cenário que eu esperava de cinza e me deixaram muito frustrada. E tudo isso me fez refletir sobre como nos engamos quando vislumbramos as situações aos nossos olhos. Porém se olharmos através dos olhar de Deus tudo muda de figura e aquilo que nos impressionava ou nos excitava perde completamente o sentido.

Foi impossível, sendo cristã, olhar para aquelas pessoas dormindo na rua, se drogando, se prostituindo e etc. e não ficar triste e angustiada com minha impotência diante da degradação humana tão descarada e ao mesmo tempo banalizada, por muitos até ignorada.

Então analiso a minha religação com Deus. Aos meus olhos existem falhas sim. Não serei hipócrita ou mentirosa em negá-las! Mas vou além das que já reconheço. Penso em como, por muito tempo, vi a religião de forma superficial e engessada e como a própria Lei/ Bíblia sempre ensinou a não priorizar tradições e costumes em detrimento da vida. Aprendi! Hoje sei o que a Palavra quer dizer quando nos pede "misericórdia" e não "sacrifícios". 

É preciso olhar para as pessoas com o mesmo olhar de Deus: aquele que nos perdoou, que nos deu várias chances, que não pediu nada em troca de sua demonstração de amor e que mesmo quando nos afastamos ainda acredita em nosso retorno.

Estar realmente ligado a Deus não é decorar versículos, gritar aos quatro ventos que é "crente", ou se tornar uma personalidade gospel renomada. 
É ter compaixão pelos necessitados e pelos doentes espirituais, e não julgá-los como vagabundos encostados e enxotá-los ou ignorá-los; é crer no poder do Espírito Santo para converter o mais torpe pecador, e não querer fazer justiça com as próprias mãos ou condená-lo ao inferno; é crer em Deus não só na hora de mostrar santidade, mas também na hora de temer e confessar arrependimento; é saber que os dons são dados e tirados por Deus e que homens são limitados. 
Em fim, ligar-se a Deus verdadeiramente é enxergar além do que todo mundo vê ou mostra, é fazer além do que todo mundo faz ou espera, é viver além deste mundo, amando a Deus acima de todos e a todo mundo independente do que os seus olhos veem porque Deus além de ver, sonda o coração.

Deus abençoe a todos!
Miss. Débora Morais


A origem mais correta para a palavra “religião” vem do latim, e nasceu de RELIGIO, que significa “respeito pelo sagrado”. Discutisse que esta palavra do latim seja derivada de RE-, prefixo que reforça uma ideia, e o verbo LEGERE, que significa ler. Outra etimologia que é discutida é da palavra RELIGARE, também do latim, que significa atar ou ligar com firmeza. Esta palavra também tem o préfixo RE-, que reforça a ideia de LIGARE, que significa “atar”, ou até mesmo “atender um chamado”.

Disponível em: <https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-religiao/> Acesso em: 03 de jan. de 2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A minha história!

  Eu era livre em um mundo limitado. Hoje sou serva de um reino infinito e eterno.  Bem vindo ao meu blog!  É um prazer para mim compartilha...