sábado, 22 de dezembro de 2018

Compromisso é coisa séria!

Antigamente, se faziam muitos negócios no fio do bigode. Essa expressão, segundo Jorge Linhaça, no recantodasletras.com.br, "Há décadas, surgiu a expressão no FIO DO BIGODE que precedeu o lacre, a assinatura e a rubrica. Consistia em dar em garantia da palavra empe-nhada um fio da própria barba, retirado em geral do bigode. De origem controversa, bigode pode ter vindo da antiga expressão germânica pronunciada nos juramentos: "bi Gott", ou "por Deus". Eram os tempos dos fios de bigode. Ou melhor, um único fio do bigode. A palavra valia tanto quanto um fio do bigode. Pois homem que era homem, usava bigode. E para usá-lo tinha que honrar essa condição de homem. Tinha que ser cumpridor de seus compromissos, custasse o que custasse. Tinha que ter na cara, além da barba, vergonha!" (OLIVEIRA, Duarte Giovani. 2015)
 Ah! Se ainda se honrasse compromissos "bi Gott" as coisas não estariam assim! São poucos os homens ou mulheres, com bigode ou não, (rs) que honram o que dizem. E se é assim com  a sua própria palavra, que dirá com a Palavra de Deus.

"Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse." Números 30:2

Sei que você deve estar pensando em uma lista imensa de pessoas que você conhece que em algum momento se comprometeram a fazer algo e não cumpriram, pessoas que disseram que pagariam algo que não pagaram, que prometeram ajudar e não ajudaram, ou que juraram amar independente das circunstancias, mas não amaram! Mas enquanto aos seus compromissos? De que tamanho é a lista das promessas,  metas e compromissos que você fez para este ano e não cumpriu? Com certeza você deixou algumas pessoas desapontadas e/ ou você mesmo se sentiu frustrado (a) por não ter alcançado sucesso em alguns anseios. 
Quando se inicia um novo ano, inevitavelmente fazemos planos, e por incrível que pareça, a maioria das pessoas não consegue concretizar metade destes. Isso não se deve ao fato de serem objetivos inatingíveis e sim porque nós não persistimos na busca das realizações quando nos deparamos com as dificuldades, como o custe o que custar!

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna."Mateus 5:37

Conheço muitas pessoas que dizem que querem ter uma relação mais íntima com Deus, que desejam se dedicar mais a fazerem coisas que agradam a Ele, que reconhecem o quanto necessitam cuidar mais da vida espiritual e abandonar vícios ou costumes. Bem como, conheço pessoas que pensam estar fazendo tudo isso, mas estão tão envolvidas com as atividades do dia a dia que vão deixando essa relação com Deus sempre em segundo plano. Eu mesma já estive assim. A verdade é que se não levarmos nossa amizade com Deus a sério, como um compromisso, nós vamos relaxando até o ponto de esperar pelo fim do ano para fazermos novas promessas. Acabamos fazendo com Ele como fazemos com relação as pessoas das quais vamos nos afastando no decorrer do ano e mandamos uma mensagenzinha de "Feliz Natal" e "Próspero Ano Novo", acreditando que cumprimos com o nosso papel social.
Em fim, quero te dizer que o Natal não é uma data só para lembrar de ser bom, para lembrar de doar, para lembrar de mandar mensagens para pessoas que foram esquecidas durante todo o ano, para dizer que perdoou quem te ofendeu, para reunir a família, ou na pior das hipóteses, mais uma data para comer e beber muito. Essa celebração, independente da data, é mais uma lembrança de um compromisso de amor que Deus tem conosco. 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Só para constar! Jesus, Filho de Deus, deixou o reino dos céus para nascer como nós sem glória e vir ser perseguido, humilhado, condenado e morto, mas em todas as dificuldades ele persistiu e honrou o compromisso de fazer apenas a vontade do Pai e nos ensinar a fazê-la, a fim de alcançarmos a ressurreição e vida eterna no reino de Deus custe o que custar materialmente.

Sabedores disso persistamos em fazer a vontade de Deus e sermos tudo que Cristo nos ensinou a ser não só nos últimos dias de cada ano, mas ano após ano até que Ele venha!
Maranata!!! Ora vem Senhor Jesus!!!

Deus abençoe a todos!
Miss. Débora Morais





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A minha história!

  Eu era livre em um mundo limitado. Hoje sou serva de um reino infinito e eterno.  Bem vindo ao meu blog!  É um prazer para mim compartilha...