quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Pensamentos, palavras e obras!

"Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem." Mateus 15:18
"Falei sem pensar"! "Não foi o que eu quis dizer"! "Não falei de coração"! Essas são frases usadas pelo individuo que diz algo que surte efeito negativo ou que traz consequências indesejadas e então tenta voltar atrás. Mas o tempo não volta atrás. E palavras ditas são flechas lançadas, elas podem não alcançar o alvo que foi mirado, porém suas pontas vão fazer estrago seja onde for que elas penetrem.
Resultado de imagem para a palavra é como uma flecha lançadaÉ possível falar sem pensar? Não! Por mais rápido que seja o ato de responder a algo, o pensamento precede a fala, pois esta é resultado daquele. 


De acordo com a wikipedia o ato de pensar é um processo mental ou faculdade de expressar de forma mais "palpável" o espírito do ser humano através da formação de ideias e imagens que revelam sua vontade e percepção do mundo ao seu redor. Sendo assim, existo - percebo - desejo - penso - expresso (por meio da fala e outros meios de comunicação).


Através dessa perspectiva entendemos o versículo citado acima. Jesus explicava aos seus discípulos sobre a resposta dada aos escribas e fariseus acerca de pecar contra Deus no que diz respeito a tradição judaica de lavar as mãos ao comer. Então ele diz: 
"Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina." Mateus 15:11

 Se as palavras são a expressão verbal dos nossos pensamentos, que por sua vez, são a expressão da nossa forma de ver o mundo e aquilo que desejamos, então notamos que muitas e muitas vezes estamos completamente longe da ideia que fazemos de nós mesmos. E como isso é possível? Simples! Falamos, mas não  nos ouvimos ou fazemos bem diferente do que falamos.

Pecar contra Deus, nada mais é do que você fazer aquilo que O desagrada por corromper a ideia sobre quem Ele verdadeiramente é e quer para nós. Portanto, quando pensamos, falamos e/ou fazemos algo que coloque Deus em segundo plano, que julgue Deus menor ou menos poderoso do que qualquer outro ser, que ignore que Ele é o criador e dono de tudo e todos, que negue que Jesus Cristo é seu Filho e único capaz de nos ligar ao Pai, então somos conduzidos a duvidar e nos afastar dEle. Além disso, pensar, falar ou fazer algo que nos machuque , denigra nossa integridade, física, moral e espiritual ou que nos cause sofrimento também são desagradáveis para Deus, ainda que o causador sejamos nós mesmos.
Resumindo: não pecar contra Deus parece fácil. Bastaria não fazermos nossas vontades. Mas o nosso coração é enganoso! E mesmo querendo pensar que estamos fazendo a vontade de Deus, se formos examinar bem, estamos fazendo nossa vontade.
Contudo, se nosso coração estiver voltado para satisfazer o espírito e não o corpo e nossos pensamentos buscarem como fonte os ensinamentos de Jesus faremos sempre as escolhas certas e não serão mais as nossas palavras, e sim a Palavra de Deus que sairão de nossas bocas.

Então seja em pensamentos, palavras e obras a imagem e semelhança de Deus e não dos homens e que no seu andar e no seu falar prevaleçam o amor e a misericórdia e não tradições e costumes vãos.

Deus abençoe a todos.
Miss Débora Morais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A minha história!

  Eu era livre em um mundo limitado. Hoje sou serva de um reino infinito e eterno.  Bem vindo ao meu blog!  É um prazer para mim compartilha...