sexta-feira, 14 de abril de 2017

De quem é a culpa?


Desde a fundação do mundo a culpa existe  e é empurrada de um indivíduo para o outro como uma batata quente queimando as mãos de quem a retém.


"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi."


Essa frase de Adão,"A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" dá a impressão de que ele queria culpar a Deus por sua transgressão, visto que ele fez induzido pela mulher que Deus dera a ele. Esta  também não me parece boba! Não quis ficar sozinha no erro e fez do seu cônjuge  um cúmplice. E se deram mal os dois! Ora! Deus é onisciente e não um menino. 
Aliás, minha mãe não é onisciente, mas com ela essa história de dizer que o outro por ser mais velho deve assumir a responsabilidade e levar a correção junto funcionava do mesmo jeitinho. Eu sempre fui lembrada de que era exemplo para as minhas irmãs mais novas e era corrigida da mesma forma. Porém nunca fui castigada pelos erros que eram exclusivamente delas.



Então não importa o quanto você faça a batata quente de seus erros pular porque Deus sabe onde vai fazer ela parar, ou seja, cada um prestará conta apenas de seus feitos e do quantos estes influenciaram outras pessoas a errarem. Se você concluir a leitura de Gênesis verá que Deus dá a Adão e a Eva as correções por sua desobediência na medida de suas RESPONSABILIDADES!

A culpa é a responsabilidade sobre um ato negativo ou um ato que prejudica a si próprio e/ou a outro. Contudo todos erramos aqui ou ali e somos responsáveis por umas besteirinhas ou por coisas piores e pelas consequências de escolhas mal feitas. É na hora do prejuízo que notamos que há algo errado. Às vezes quando perdemos algo ou alguém é que nos damos conta, como foi o caso de Adão e Eva que perderam a inocência e junto com ela a intimidade com Deus e o gozo da árvore da vida. Eu definitivamente culpo à eles por isso se estender a mim hoje (rs).

Mas de que adianta agora ficar discutindo de quem é a culpa? De que adianta passar a batata quente para Adão e Eva e não assumir a responsabilidade pelas minhas escolhas? De que adianta eu me preocupar com a batata quente do irmão que trai, do que mente, do que levanta falso, do que faz fofoca, do que se rebela contra anciãos, do que falta ao domingo de Ceia, do que é vaidoso excessivamente, do que se ira facilmente e é grosseiro, do que sonega impostos, do que faz gato de luz, água e internet? De que adianta a culpa para mim e para você?

Tudo vai depender do que você vai fazer com essa culpa! Como você vai reagir a ela? Como aquele ladrão da cruz que não creu na salvação e que Jesus era Filho de Deus? Ou como o ladrão que, contrário ao outro, creu, reconheceu sua culpa e mesmo no último momento de sua vida pediu a Jesus a chance de ir para o céu? Você vai fazer como Judas que após reconhecer a responsabilidade por entregar Jesus não lembrou das palavras do mestre e deixou a culpa consumi-lo até ele mesmo precipitar-se para a morte? Ou vai fazer como Pedro que mesmo tendo reconhecido que negou Jesus por três vezes após ter dito que morreria com Ele, então se arrependeu, lembrou do amor de Cristo e converteu seu caminho para seguir os passo de Jesus e apascentar Seu rebanho?

Não se deixe enganar! Sentir-se culpado faz com que você reconheça a falha. Mas ainda não é arrependimento, nem tão pouco mudança de direção.

Agora entenda que o Espírito Santo de Deus nos convence do pecado, mas o Diabo tenta lhe convencer de que não haverá perdão para você, como fez com aquele ladrão na cruz. Ele tenta fazer você crer que mesmo arrependido você vai cometer o mesmo pecado novamente então não vale a pena confessar a culpa ou se arrepender, ele quer que você esqueça das palavras e do amor de Cristo, como fez com Judas.

Não importa quantas vezes você se sentiu culpado, nem quantas vezes você se disse arrependido o que realmente vai te levar ao Céu e te garantir a vida eterna é mudar a direção de sua vida, verdadeiramente, rumo a Jesus Cristo!

Deus nos abençoe!
Miss. Débora S. Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A minha história!

  Eu era livre em um mundo limitado. Hoje sou serva de um reino infinito e eterno.  Bem vindo ao meu blog!  É um prazer para mim compartilha...