segunda-feira, 15 de maio de 2017

Série Relacionamentos - Operação RESGATE


Será que acabou? A resposta para essa pergunta vai depender do que você está procurando. Se acabou o casamento, o respeito, a confiança, a paciência, a tolerância, a coragem para continuar...
Será que acabou o amor? Este último se um dia existiu de verdade, ainda que todos os outros sentimentos tenham acabado, ele permanece em algum lugar.

Fico pensando numa equipe de resgate em um desastre de desmoronamento! O que eles vão resgatar? Eles não sabem o que vão encontrar, mas eles têm certeza que o que desejam encontrar são vidas. Infelizmente, nem sempre eles têm 100% de sucesso. Mas apesar de saberem dos riscos que até eles mesmos correm, eles não desistem de ir até o fim, até esgotarem as possibilidades. Ninguém quer voltar para casa com a sensação de que deixou alguém sofrendo ou gritando por socorro, perdendo suas últimas forças e morrendo enquanto ele só desistia e ignorava a vida alheia.

Enfim, a Palavra de Deus diz que quando o homem e a mulher se unem eles se tornam uma só carne. Então como você pode ver seu cônjuge, sua carne, sofrer, gritar por socorro, perdendo as forças, o relacionamento de vocês morrendo e a família sendo destruída e não fazer nada? Ou ainda que já tenha feito algo, se não deu resultado por enquanto, e ainda há possibilidades, porque não tentar resolver o problema e salvar seu casamento?
Mas estou tão cansado (a)! Você diz para Deus!
Será que devo continuar? Ainda depende do que você está procurando. Pergunte-se: eu procuro ter razão, ser superior, obter satisfação plena, corresponder expectativas irreais ou inatingíveis, ser alguém a contento da sociedade, ser o ideal do outro? Em nenhuma dessas buscas você, eu, ou qualquer um que ler esse texto terá sucesso. Nas quatro primeiras opções os objetivos são individuais e nas últimas duas são impossíveis. E vamos das velhas frases batidas “nem Jesus agradou a todos”! Logo, nem pense em ser um cônjuge perfeito, tão pouco em ter um.

Então o que fazer quando chego ao ponto de não saber como ajudar no resgate? Como continuar se não tenho mais forças para cavar ou carregar pedras? Onde encontrarei ânimo para lutar contra a enxurrada de problemas, o lamaçal de mentiras, as ofensas entulhadas como um esgoto entupido que não escoam as lágrimas que inundam meu ser, que afogam minhas esperanças e minam as estruturas da minha fé? Meu casamento está desmoronando e eu não sei mais o que fazer! Você continua dizendo à Deus. E com ele vários planos do casal, a alegria da família, a paz no lar e os propósitos de Deus para vocês.

Você precisa dar início a “operação RESGATE”!

Vamos conhecer a equipe, dividir tarefas e resgatar a vida deste amor?

Toda equipe tem um comandante, este tem seu encarregado que por sua vez tem seus ajudadores.
Traduzindo! Nosso comandante é Deus, é Ele que com sua visão do alto da sua superioridade e com toda a sua experiência nos diz onde, quando e como devemos agir para continuarmos unidos e firmes no objetivo. No casamento o encarregado de Deus para chefiar e coordenar as ações com base nos comandos do Senhor é o esposo e a ajudadora do mesmo é a esposa que confia que as ordens passadas não vão colocá-la em risco e precisam ser cumpridas para o bem comum da equipe.

Isto posto voltemos ao casamento vítima de desmoronamento! 

Se você é o encarregado/esposo não esqueça que Deus está no comando e Ele sabe como dirigir seus esforços, então confie nas ordens dEle, não se precipite em decidir nada sozinho, tão pouco abandone sua equipe (família) ou responderá como desertor e o comandante lhe cobrará pelas baixas que você provocar. 

Caso você seja a ajudadora/esposa e esteja cansada peça a ajuda de seu encarregado lembre-o de seu papel. Mas se está pensando em assumir o lugar do encarregado, cuidado, pois a responsabilidade é grande e foi delegada a ele do alto, portanto aquele que está sujeito não pode se insubordinar ao comandante (Deus) sob pena de ser acusado de golpe e ser encarcerado em grades de culpa. 

Lembre-se esposo e esposa vocês têm um comandante. Abaixo dEle somos todos iguais e o zelo é por todos da equipe. 

Esposa, embora, às vezes, você ache que ficou com o trabalho mais pesado e muitas vezes você pense que está carregando pedras (filhos, casa etc) enquanto o encarregado só dá ordens (na maioria das vezes), se analisarmos bem veremos que não é bem assim. O encarregado foi capacitado por Deus com os recursos que precisamos para complementar as nossas habilidades e nos ajudar fazer a nossa parte sem maiores preocupações.

Esposo é você quem deve oferecer a segurança e os meios das esposas serem ajudadoras. Lembre-se que ela faz parte da sua equipe e se você não zelar por ela irá perdê-la.  

Esposa se você tem problemas com seu encarregado recorra ao comandante. Não queira assumir um lugar que não é seu nem dizer ao encarregado/seu esposo que ele não é bom o bastante. Entregue-o nas mãos de quem tem experiência e soberania para corrigi-lo e ensina-lo a ser o que foi chamado para ser.

Esposo você tem atribuições diferentes, mas sua responsabilidade de liderar não faz de você comandante e o único que pode restaurar ou desfazer algo que Ele fez é Ele mesmo, "porque o que Deus uniu o homem não separa".

Sendo assim, em qualquer tarefa dada ao casal/equipe, seja: família, filhos, superar problemas financeiros ou de saúde, assumir ministério, dar testemunho, renovar votos, restaurar vidas, servir a Deus, em qualquer um desses objetivos, vocês precisam estar juntos e qualquer iminência de separação ou abandono os torna culpados.

Se você está casado (a), e não tem problemas ainda, continue fazendo a contenção com a Palavra de Deus e com a consagração do seu relacionamento para evitar desmoronamento. Entretanto, se você está CANSADO (a) e acha que abandonar seu casamento soterrado e deixar desamparados os dependentes dele (os filhos) é a melhor saída, eu sinto em dizer que você é um (a) covarde que acabou de abandonar seu lugar na equipe de resgate ignorando completamente as vidas envolvidas neste desastre. 

Se ainda havia chance? Eu não sei. Porém tenho certeza que se você confiar no meu comandante, você estará sempre fazendo a coisa certa.

Ah! E se você por um acaso pensa que pode decidir quem merece ou não a chance do resgate, está enganado. Arregace as mangas e faça o seu melhor, dê tudo de si, porque ninguém que se dispõe para salvar o outro o deve fazer por julgá-lo merecedor e sim porque encontra em si próprio amor pela vida do outro, assim com Cristo fez por nós. 

Portanto se você quer a resposta se você deve ou não continuar casado, se você deve ou não continuar amando, se você deve ou não resgatar sua aliança com seu cônjuge, eu lhe respondo: SIM! Mas o faça como Jesus fez para lhe resgatar: por amor e graça e não por merecimento seu ou interesse de retribuição por parte de Cristo.

Creia, faça o que lhe cabe e descanse no Senhor, pois ressuscitar é a parte dEle, mas tirar a pedra que sepultou é tarefa nossa.

Deus abençoe a todos.


Miss. Débora Morais  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A minha história!

  Eu era livre em um mundo limitado. Hoje sou serva de um reino infinito e eterno.  Bem vindo ao meu blog!  É um prazer para mim compartilha...