quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Sobre domínio! - Parte 1


" Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono!"

Dito popular que atribui autoridade e domínio àquele que crê ser o filho do dono do mundo.

E você sabe quem é o dono do mundo?

A Palavra de Deus diz que "o mundo jaz no maligno" e que Satanás é o "príncipe deste mundo", contudo nenhuma destas afirmações quer dizer que ele tem o domínio sobre a terra ou sobre nós.

O dono do mundo é o Criador e quando não havia nada foi Deus quem criou céus; e terra; e todo ser vivente; e o homem segundo Sua imagem e semelhança. Portanto, DEUS domina sobre tudo e todos!

No entanto, assim que criou o homem, Deus disse:

"dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gen1:28

Então Deus passou o domínio sobre a terra e sobre os seres viventes ao homem. E mais! Ressaltou o domínio sobre os animais que rastejam! Você vê algo especial aqui? Acho que podemos considerar como um "fica a dica" do Senhor para o homem! 
Parece que Ele estava avisando sobre uma certa serpente astuta que enganaria Adão e Eva.
Pois bem! O domínio, abaixo de Deus, era do homem. Mas quando o indivíduo é levado a crer que é incapaz, então ele abre mão do domínio. Ou se o mesmo é enganado sobre os limites de seu domínio, ele passa a crer que não precisa temer nem obedecer a Deus. 
Falaremos sobre estes dois tipos de comportamento humano que nos afasta de Deus, ambos obra de engano de Satanás que tem o objetivo de dominar a humanidade para seu propósito (já fadado ao fracasso) de roubar o trono de Deus.
É sabido dos leitores da Bíblia e de muito não leitores, que o livro de Gênesis relata  a "queda do homem", ou seu afastamento de Deus, o qual fora ocasionado por uma desobediência incentivada pela serpente, que com muita astúcia fez Eva desejar conhecer o bem e o mal a ponto de ultrapassar os limites estabelecidos pelo Senhor. Eva esqueceu que tinha domínio sobre todos os animais inclusive sobre a serpente e deixou-a dominar seus pensamentos, seus desejos e seu entendimento sobre quem era Deus. A serpente fez Eva acreditar que Deus havia deixado faltar a ela e a Adão o "conhecimento do bem e do mal" e que eles poderiam avançar contra uma ordem de seu criador e deixarem de estar sobre o domínio dEle passando a dominar como Ele. Adão por sua vez não se viu capaz de negar o fruto do conhecimento e  sucumbiu ao incentivo de sua adjutora deixando-se dominar pela iniciativa dela e não pelo temor e obediência a Deus. 
Em fim, o homem entregou o domínio de suas escolhas ao inimigo de Deus e deixou que este o enganasse e dominasse sua mente e seus desejos o que afastou a humanidade da presença divina. 
Mas Deus tem um plano de resgate! Ele deu todo domínio e autoridade ao Filho Unigênito e este nos dá a oportunidade de aprender como agradar ao Pai e destruir a influência de Satanás e de suas mentiras em nossas vidas.

O que aprendemos até aqui? 

Deus continua no controle de tudo, ainda que, muitas vezes, não interfira em nossas escolhas. 
Deus sempre nos oferece dicas de como será a armadilha do inimigo a fim de estarmos preparados para resistir as suas tentações. 
Toda vez que ignoramos o domínio de Deus nos afastamos dEle. 
Não há outro que domine sobre tudo e todos a não ser Deus. 
O inimigo e suas mentiras só dominam a nossa mente se nós permitirmos. 
As ideias alheias sobre quem é Deus e o que Ele quer de nós não devem dominar nossas ações. 

Aguardem a parte 2 com o domínio do Filho do dono!

Deus abençoe a todos.
Miss. Débora Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A minha história!

  Eu era livre em um mundo limitado. Hoje sou serva de um reino infinito e eterno.  Bem vindo ao meu blog!  É um prazer para mim compartilha...